Amigos e seguidores*

segunda-feira, outubro 08, 2018

A MINHA PARTILHA DE HOJE


Mês de Outubro, mês de oração pelos nossos entes
queridos que já partiram!
Rezemos o terço todos os dias pedindo ao Senhor
que lhes dê a Paz Eterna🙏


 Segunda-feira da 27ª semana do Tempo Comum
Evangelho (Lc 10,25-37): Um doutor da Lei se levantou e, querendo experimentar Jesus, perguntou: «Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?». Jesus lhe disse: «Que está escrito na Lei? Como lês?». Ele respondeu: «Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com todo o teu entendimento; e teu próximo como a ti mesmo!». Jesus lhe disse: «Respondeste correctamente. Faz isso e viverás».

«Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?»
Rev. Pe. Ivan LEVYTSKYY CSsR 
(Lviv, Ucrnia)

Hoje, a mensagem evangélica assinala o caminho da vida: «Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração (...) e teu próximo como a ti mesmo!»(Lc 10,27) E porque Deus nos amou primeiro, nos leva à união com Ele. A beata Teresa de Calcutá disse: «Nós necessitamos essa união íntima com Deus na nossa vida quotidiana. Mas, como podemos consegui-la? Através da oração». Estando em união com Deus impeçamos a experimentar que tudo é possível com Ele, inclusive amar teu próximo.

Alguém dizia que o cristão entra na Igreja para amar a Deus e sai para amar ao próximo. O Papa Bento ressalta que o programa cristão —o programa do bom samaritano, o programa de Jesus — é «um coração que vê». Ver e parar! Na parábola, duas pessoas vêm ao necessitado, mas não param. Por isso Cristo repreende os fariseus dizendo: «Tendo olhos, não enxergais, e tendo ouvidos, não ouvis?» (Mc 8,18) Pelo contrário, o samaritano vê e para, tem compaixão e assim salva a vida do necessitado e si mesmo.

Quando o famoso arquiteto catalão Antonio Gaudí foi atropelado por um transvia, algumas pessoas que passavam não pararam para ajudar aquele ancião ferido. Não levava nenhum documento e pelo aspecto parecia um mendigo. Se tivessem sabido quem era aquele próximo, seguramente tivessem feito fila para ajuda-lo.

Quando praticamos o bem, pensamos que o fazemos pelo próximo, mas realmente também o fazemos por Cristo: «Em verdade, vos digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!» (Mt 25,40) E meu próximo, disse Bento XVI, é qualquer que tenha necessidade de mim e que eu possa ajudar. Se cada um, ao ver ao próximo em necessidade, parasse e se compadecesse dele uma vez ao dia ou à semana, a crise diminuiria e o mundo seria melhor. «Nada nos faz tão semelhantes a Deus como as boas obras» (San Gregório de Nissa).


Meu Abraço Fraterno Irmãos em Cristo🙏


5 comentários:

  1. Bom dia. Fico sempre emocionada com as suas publicações:))

    Hoje: O teu odor de Galanteador

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira.

    ResponderEliminar
  2. Uma linda publicação que mostra como é importante amar a Deus e ao próximo.
    Tenha uma boa semana.
    Élys.

    ResponderEliminar
  3. https://poemasdaminhalma.blogspot.com/
    Oi Zelinha!
    Como vai minha irmã em Cristo? É neste lindo lugar que me sinto feliz, é meditando que me reencontro, é a palavra de Deus que me conforta e é praticando o bem que me preenche.
    Amiga, pensei que não conseguia mais contatá-la, tenho tentado e contua-me fechando a página,mas como eu sempre digo é insistindo que se consegue... é orando e batendo na porta que Deus a vai abrindo. Adorei a mensagem, amei este cantinho onde se respira paz e luz divina.
    Que Deus te abençoe minha irmã em Cristo. Decolores
    Beijinho de paz luz.
    Luisa

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, querida amiga Josélia!
    Que este mês de Santa Teresinha do Menino Jesus, de Santa Teresa de Ávila e das missões nos seja abençoado por Deus!
    Seja feliz, minha amiga irmã em Cristo Jesus!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar

Obrigado a todos pela vossa visita!
Deixe o seu comentário...!
Sempre será bem-vindo.
Paz e Amor em Cristo Jesus.