Amigos e seguidores*

domingo, março 18, 2018

DOMINGO V B DA QUARESMA




Se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito 
fruto.
Evangelho (Jn 12,20-33) :
Hoje a Igreja, no último trecho da Quaresma, o que nos propõe este Evangelho para ajudar-nos a chegar ao Domingo de Ramos bem preparados em vistas a vivermos estes mistérios tão centrais na vida cristã. A Via Crucis é para o cristão uma “via lucis”, morrer é um tornar a nascer, e ainda mais, é necessário morrer para viver de verdade.


Na primeira parte do Evangelho, Jesus diz aos Apóstolos: «Se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito fruto» (Jo 12,24). Santo Agostinho comenta ao respeito: «Jesus diz de si mesmo “grão”, que havia de ser mortificado, para depois multiplicar-se; que tinha que ser mortificado pela infidelidade dos judeus e ser multiplicado para a Fe de todos os povos». O pão da Eucaristia, feito do grão de trigo, multiplica-se e parte-se para alimento de todos os cristãos. A morte de martírio é sempre fecunda. Por isso, «os que se apegam à vida», simultaneamente, a «perdem». Cristo morre para dar, com o seu sangue, fruto: nós temos de imitar-lo para ressuscitar com Ele e dar fruto com Ele. Quantos dão no silêncio da sua vida para o bem dos irmãos? Desde o silêncio e da humildade temos de aprender a ser grão que morre para tornar à Vida.



O Evangelho deste domingo acaba com uma exortação a caminhar à luz do Filho exaltado no alto da terra: «E quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim» (Jo 12,32). Temos que pedir ao bom Deus que em nós só haja luz e que Ele nos ajude a dissipar toda sombra. Agora é o momento de Deus, não lhe deixemos perder! «Estais dormidos? No tempo que se vos concedeu!» (São Ambrósio de Milão). Não podemos deixar de ser luz no nosso mundo. Como a lua recebe a sua luz do sol, em nós se há de ver a luz de Deus. 


 Rev. D. Ferran JARABO i Carbonell 
(Agullana, Girona, Espanha

Meu Abraço Fraterno Irmãos em Cristo
PAZ E AMOR:) GRATA PELA VISITA.

4 comentários:

  1. Bom dia. Deliciei-me com esta publicação. Quem caminha com Jesus no coração, decerto que o seu caminho é um caminho de LUZ.
    .
    * Mãos de amor que seguram um livro fechado ( Poetizando ) *
    .
    Votos de um dia feliz

    ResponderEliminar
  2. Uma sublime reflexão do Evangelho de hoje.
    Beijinhos e bom domingo.
    Ailime

    ResponderEliminar
  3. Olá, querida amiga Josélia!
    Hoje tivemos uma homilia lindíssima! Bem pé no chão e a gente cai em si de como é pecador...
    Linda reflexão e sempre me lembro de você com Inácio Larranaga... estou lendo o referido e abençoado autor.
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Bjm de paz e bem

    ResponderEliminar
  4. Simplesmente brilhante.

    Hoje:- Saudosa Viagem...

    Bjos
    Votos de uma boa Segunda-Feira.

    ResponderEliminar

Obrigado a todos pela vossa visita!
Deixe o seu comentário...!
Sempre será bem-vindo.
Paz e Amor em Cristo Jesus.