Amigos e seguidores*

domingo, dezembro 01, 2019

PARTILHA Iº DOMINGO DO ADVENTO


Dia Litúrgico: Domingo I (A) do Advento


Evangelho (Mt 24, 37-44): Naquele tempo, disse Jesus aos discípulos: «A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. Nos dias antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, homens e mulheres casavam-se, até o dia em que Noé entrou na arca. E nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem. Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada.

»Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. «Ficai certos: se o dono de casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós, ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem».

«Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor»

Mons. José Ignacio ALEMANY Grau, Bispo Emérito de Chachapoyas
(Chachapoyas, Peru)

Hoje, «como no tempo de Noé», as pessoas comem e bebem, homens e mulheres casam-se, com a agravante de se “casarem” homem com homem e mulher com mulher (cf. Mt 24,37-38). Mas, como no tempo do patriarca Noé, também há santos no mesmo escritório e à mesma secretária que os outros. Um deles será levado e o outro deixado porque virá o Juiz Justo.

Devemos vigiar porque «só quem está acordado não será apanhado de surpresa» (Bento XVI). Devemos estar preparados com o amor aceso no coração, como a lamparina das virgens prudentes. Trata-se precisamente disto: chegará o momento em que se ouvirá: «Aí vem o noivo!» (Mt 25,6), Jesus Cristo!

A sua chegada é sempre motivo de alegria para quem leva a lamparina acesa no coração. A sua vinda é parecida com a de um pai de família que mora num país distante e escreve aos seus: - Quando menos esperarem, eu apareço por aí. A partir desse dia tudo é alegria naquele lar: Vem aí o Papá! Os nossos modelos, os Santos, viveram assim, “à espera do Senhor”.

O Advento é para aprender a esperar, com paz e com amor, o Senhor que vem. Nada do desespero ou impaciência que caracteriza o homem deste tempo. Santo Agostinho dá uma boa receita para esperar: «Como for a sua vida, assim será a sua morte». Se esperarmos com amor, Deus encherá o nosso coração e saciará a nossa esperança.

Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor (cf. Mt 24,42). Casa limpa, coração puro, pensamentos e afectos ao estilo de Jesus. Bento XVI explica: «Vigiar significa seguir o Senhor, escolher o que Cristo escolheu, amar o que Ele amou, ajustar a própria vida à sua». Então virá o Filho do homem... E o Pai acolher-nos-á em seus braços por nos parecermos com o seu Filho.

Advento: Tempo de reflexão😕 De oração🙏 De perdão💕De partilha🎁Tempo de amar💖

Que todos façamos o caminho do Advento, 
distribuindo Amor com todos: Irmãos em Cristo🙏

Abraços Fraternos de paz e bem🥀🍀🌱🌳




8 comentários:

  1. Olá, Josélia!

    O vídeo é brasileiro, e estive ouvindo-o com atenção. Não temos em Portugal vídeos do género?

    Enfim, as religiões fazem a cabeça das pessoas, não para melhor, pke no Brasil, por exemplo, a violência é elevada (S. Paulo é a 2ª cidade mais violenta do mundo), pke mesmo os assassinos falam sempre em deus. Vá lá uma pessoa compreender estas artes e manhas.

    A bíblia é mesmo um livro trapaceiro. Como poderiam caber numa arca tantas pessoas e animais? Pura invenção. Evidente k o pessoal antes do dilúvio fartou-se de comer, beber e se relacionar sexualmente. Somos tão imperfeitos!

    Não percebo porque um será levado e outro será deixado. Podem ter ambos bos corações ou ambos maus.

    A bíblia é tão discriminatória: aí vem o noivo e por que não a noiva? Porque jesus é homem, é isso. Por que virá um homem à terra e não uma mulher, Maria, sua mãe? É mulher, não é? As mulheres, a maior parte delas, não teve uma presença, uma atuação.

    Beijinhos e dias felizes.

    ResponderEliminar
  2. Parece que com as minhas palavras, eu sou pela libertinagem da mulher. NÃO SOU, OBVIAMENTE!
    Homens e mulheres são diferentes, todos temos direitos e deveres, e por isso nos completamos mto bem.

    Há coisas, que os homens fazem mto bem. Falo de bricolage, de tratar de torneiras, dar um jeito em coisas, que nós não sabemos, tal como há outras, em que eles são um zero, como costurar, cozinhar, limpar uma casa, passar a ferro, etc. Evidente que há alguns que dão um jeito, mas não conseguem fazer como nós, pke somos seres diferentes.

    Beijos e um grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Olá, estimada amiga!

    Ainda voltando ao post, estou inteiramente de acordo com o que diz Mons. Jose Ignacio, Bispo do Peru.
    Não sabia que no tempo de Noé, homens se tinham casado com homens e mulheres com mulheres. Então, mas onde está a moralidade? Deus, que tudo sabe, não previu esses acontecimentos?

    Beijinhos e bom fim de semana.



    ResponderEliminar
  4. Já quando aqui estive no dia 01 de dezembro, fiquei encantada com as cores do mural, que encima o seu post. Que bonitas!

    Fique bem!

    ResponderEliminar
  5. Na lateral direita deste seu blogue, há uma imagem com uma frase, que diz: "O senhor é o meu Pastor", ou seja, é ele que a conduz.

    Conheço outra, bem jocosa, que diz: "O Pastor é o meu Senhor" e é mesmo em muitas religiões.

    Beijinho e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  6. Olá, querida Josélia!

    Como vai? Tenho-a estranhado. Por aqui, mto trabalho, mas as aulas do 1º período estão quase a terminar, depos reuniões e em seguida férias. Que bom!

    Estive a ver todos os seus blogues, e verifiquei que não postou neste fim de semana, como habitualmente.
    Espero que esteja de saúde, tal como a sua filha.

    Não tenho encontrado também comentários seus nos blogues, que costuma comentar. Pensemos positivamente!

    Um beijinho e um resto de feliz tarde.

    ResponderEliminar
  7. Boa noite de semana pré natalina, querida amiga Josélia!
    O Advento está chegando ao fim e o Menino Deus já vai estar entre nós, querida.
    Tenha dias felizes e abençoados entre seus amados!
    Espero você na X Interação fraterna de Natal com carinho.
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  8. Olá, Josélia!

    Relendo os meus comentários acima, verifico que houve um lapso da minha parte. Escrevi" fiquei encantada com as cores do mural". Ora, não é mural nenhum, mas sim VITRAL. Até parece que não sou Professora de História.

    Beijos e um abraço.

    ResponderEliminar

Obrigado a todos pela vossa visita!
Deixe o seu comentário...!
Sempre será bem-vindo.
Paz e Amor em Cristo Jesus.